Desinsetização de Carrapatos

Tratamentos

Tratamentos químicos através da aplicação de produtos domissanitários residuais da mais alta qualidade. Tem por finalidade a fixação de cristais sólidos não visíveis a olho nú, eliminando, afastando e controlando insetos nocivos por períodos prolongados.

Carrapato

Classe: Arachnida
Ordem: Acarina
Nome científico: vários
Nome vulgar: Carrapato, carrapato estrela, carrapato do cão, carrapato do cavalo, micuim.

Biologia

Os carrapatos são parasitas externos (ectoparasitas) de animais domésticos, silvestres e do homem. Atualmente, são conhecidas cerca de 800 espécies de carrapatos em todo o mundo parasitando mamíferos, aves, répteis ou anfíbios. São considerados como de grande importância pelo papel que desempenham como vetores de microrganismos patogênicos incluindo bactérias, protozoários, rickétsias, vírus, etc; e pelos danos diretos ou indiretos causados em decorrência do seu parasitismo.
Os carrapatos estão classificados em duas famílias: Ixodidae e Argasidae. Os ixodideos, freqüentemente denominados “carrapatos duros”, apresentam um escudo rígido, quitinoso, que cobre toda a face dorsal do macho adulto. Na larva, ninfa e fêmea adulta, estende-se apenas em uma pequena área, permitindo a dilatação do abdome após a alimentação. Todos os estágios fixam-se em seus hospedeiros por um tempo relativamente longo para alimentar-se. Neste grupo estão incluídos a maioria dos carrapatos de interesse médico-veterinário.
Os argasídeos, também conhecidos como “carrapatos moles”, recebem esta denominação porque não possuem escudo. Nesta família estão os carrapatos de aves e os “carrapatos de chão”.

Tamanho – Variável
Coloração – Acinzentada
Reprodução –  Sexuada
Alimentação – Sangue

Abrigos

Nos animais, vegetação e frestas em paredes e muros

Prevenção

Dependem do tipo da fase do carrapato e do local onde se encontram estes ectoparasitas. A higiene e o monitoramento dos locais onde os carrapatos podem ser encontrados é sempre importante.
Manter o gramado ou mato aparado próximo aos locais de criação dos animais e áreas de circulação do homem expõe os ínstares que estão presentes no ambiente a condições adversas levando estas fases à morte principalmente por desidratação, além de impedir que roedores que servem como hospedeiros intermediários escondam-se ali.
Em áreas infestadas por carrapatos, como gramado ou pastos, evitar sentar no solo e expor partes do corpo desprotegidas à vegetação. Ao entrar nestes locais, utilizar roupas claras que facilitam a visualização dos ectoparasitas.

Doenças Transmitidas e Patógenos Veiculados

  • Bactérias

  • Protozoários
  • Vírus

  • Febre Maculosa

  • Doença de Lyme

     

//
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá, como posso ajudar?